Como Anda seu Marketing Pessoal?

Suponha que a empresa  na qual você trabalha, tenha uma posição estratégica no mercado. Vendas altas, reconhecimento, excelente utilização das mídias sociais, e ótimo relacionamento com os clientes. Tudo está perfeito no seu trabalho, você como funcionário, cumpre todos os trabalhos atinge todas as metas. Porém você a tempos almeja a gerência da empresa ou uma posição de maior poder e não consegue. Isso pode ser culpa do seu Marketing Pessoal. Mas o que seria isso? Primeiro vamos a uma rápida definição de marketing segundo Max Gehringer: ''Conjunto de práticas que as empresas utilizam para que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Marketing Pessoal é você fazer a mesma coisa em benefício de sua carreira.'' E quais são essas ferramentas?

1. A qualidade do posicionamento emocional para com os outros: É o modo você vai ser lembrado pelos outros. Todos nós lembramos de algúem do nosso convívio pelas mais diversas características: triste, confiável, simpático... Fique atento ao modo em que você passa sua mensagem, pois nunca saberemos o que as pessoas pensam de nós, mas podemos tentar ser lembrados da melhor forma possível.

2.A comunicação interpessoal: É o grande diferencial que o destaca. Todos nós temos uma qualidade que nos destaca dos demais, trabalhe o seu diferencial para que ele possa enriquecê-lo profissionalmente.Se você é uma pessoa que fala bem em público por exemplo, procure sempre fazer cursos para melhorar sua oratória, você pode começar a ser convidado para ministrar palestras e seminários.

3. A montagem de uma rede de relacionamentos: Tente sempre fazer novas amizades e contatos, afim de que todos saibam o que você faz  profissionalmente e lhe procurem quando precisar. Use a abuse das mídias sociais, mais CUIDADO com a imagem que você passa, dentro da empresa e fora dela, nas atividades pessoais que você divulga no twitter, orkut, etc. Isso pode ser prejudicial para sua carreira. a construção de sua rede de relacionamentos permitirá novas oportunidades em sua carreira.

4.O correto posicionamento da sua imagem.Vista-se de acordo com uma ambiente,não exagere indo ao supermercado como quem vai a uma reunião com medo de aparecer de repente um cliente e cumprimentá-lo na fila.Analise o ambiente em que você vai frequentar e adequar a sua aparência para aquele lugar.Na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo, opte por roupas mais sociais, pois a aparência será o primeiro ponto a ser analisado. Sua imagem pode abrir ou fechar portas.

5.Práticas de apoio e incentivo aos demais. Tente ser uma pessoa prestativa, capacitada e aberta para mudanças, mantenha-se perto de pessoas positivas que alimentem sua energia para que você possa transparecer o mesmo. Seja  sempre gentil no modo de tratar com as pessoas mas, não anule suas emoções quando algo não agradar, elas falam o quanto você se importa com as questões que participa.

Pessoas que praticam corretamente seu Marketing Pessoal não são vistas como ''puxa-sacos'' e sim como modelos a ser seguidos. Verifique o modo como você utiliza essas ferramentas e garanta seu sucesso profissional e reconhecimento a curto ou longo prazo.
Assista também ao Vídeo: Fantástico Marketing Pessoal com Max Gehringer:http://www.youtube.com/watch?v=uM8xEcX4Fv4


Allice Montenegro - Marketing Nappes