Diário de Carreira: Empresa júnior, um bom começo

Se há um conselho que eu daria para os futuros profissionais, sejam eles empreendedores ou não, é o seguinte: participem da empresa júnior de sua faculdade ao longo do período acadêmico. Eu falo por experiência própria, já que foi minha grande escola empresarial. Como minha outra experiência profissional durou menos de um ano, antes de abrir a minha empresa, usei tudo que vivi na ESPM Jr. no início da Biruta. Os quadros, as ferramentas de controle, as ideias, os erros, tudo que passei nos dois anos que estive à frente da empresa júnior foram a base do que implementei nessa empresa que hoje cresce a cada dia.
Além do excelente ganho profissional, pessoalmente também foi uma chave-comutadora que passou na minha vida, pois foi ali que tive o gosto pelo empreendedorismo. Foi neste momento que vi que podia ter sucesso à frente de uma empresa e que, mesmo sendo jovem, com pouca experiência, eu poderia chegar ao meu objetivo.
Eu me orgulho muito de ter desempenhado praticamente todas as atividades dentro da ESPM Jr. Fui de consultor a diretor executivo e fiz de tudo um pouco. Consegui passar por todas as atividades até gerir uma empresa que se tornou referência no Rio, na época, com mais de 30 pessoas.
As empresas sabem que os alunos que são ou foram de empresas deste tipo estão buscando algo mais nas suas carreiras. Sabem do preparo que os mesmos têm nessas instituições e a visão empreendedora que já está intrínseca nessa pessoa. Participar da empresa júnior é como se fosse uma primeira chancela de que aquele é um candidato diferenciado.

Rafael Liporace é sócio-diretor da Biruta Ideias Mirabolantes e professor e coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da ESPM-RJ

http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/06/14/diario-de-carreira-empresa-junior-um-bom-comeco-924685038.asp