A Importância de ser Empresário Júnior

 A maioria dos universitários ainda não sabem a importância de uma empresa júnior para suas vidas profissionais. O fato é que hoje, elas estão por toda a parte. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) no Brasil é representado por 27 mil universitários em 1,1 mil empresas juniores de diferentes atuações (engenharia, medicina, psicologia, turismo, computação, administração, etc.) com um faturamento anual de 8,5 milhões, realizando mais de 2.500 projetos por ano, conforme dados da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Jr.

Mas quais são as vantagens? Participar de uma EJ, garante que o aluno coloque  efetivamente em prática tudo o  que ele vê na sala de aula, além deste se capacitar e conhecer as rotinas das diversas áreas que fazer parte de  uma empresa. Com a verdadeira explosão deste movimento, as empresas estão deixando de lado o preconceito de contratar serviços de estudantes alegando a inexperiência.
 O que se vê é a receptividade a estes profissionais mais versáteis para o mercado de trabalho. O fato de não ser uma prestadora de serviços com profissionais ja formados, é  compensada pela responsabilidade dos membros da EJ, suas competências e comprometimento com o trabalho para alcançar os objetivos.  A principal vantagem de ser um empresário júnior é a diferenciação no mercado de trabalho. Os alunos saem  capacitados e com experiência, requisito fundamental na hora de uma contratação. Por estarem envolvidos em constantes projetos e consultorias, frente a problemas reais de empresas, esses alunos tornan-se diferenciados da maioria dos graduandos.  As empresas ao saber que este, teve uma participação em alguma EJ, enxerga no candidato uma fonte de motivação e propulsão para sua empresa. Então, para quem quer ter sucesso profissional e credibilidade, participar de uma empresa júnior é o passo fundamental para a construção de sua carreira.