IV Integração Sim, Senhor! Negócios sociais, impactando a sociedade

Escrito por Anne Caroline de Oliveira Pereira

No dia 16 de junho foi sediado, em Campina Grande, um dos eventos mais disputados por todos que fazem parte do Movimento Empresa Júnior Paraibano – MEJ, o “IV Integração Sim, Senhor!”, que teve como tema central: “Negócios sociais, impactando a sociedade”. O evento foi realizado na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e contou com a apresentação da PB Junior, seguida da palestra sobre "Educação Empreendedora em Negócios Sociais", ministrada pelo professor doutor Genésio Gomes, do Curso de Engenharia de Computação da Universidade de Pernambuco - Poli-UPE. Por fim, ocorreu a apresentação e o desafio CHOICE. O CHOICE é um movimento que convida universitários inquietos, inovadores ou empreendedores para mudarem a forma de fazer negócios. Durante o evento as equipes foram divididas por cores para uma disputa empreendedora.
O embaixador do movimento CHOICE, Lamunyel Luis, destacou a importância do movimento: “o MEJ, pra mim, congrega sentimentos e experiências únicas: fiz um amplo networking, me conheci melhor, desenvolvi muitas competências e habilidades, além de ter feito grandes amizades. Diria que MEJ não é um movimento: é uma família de irmãos que buscam gerar impacto pra sociedade através do seu desenvolvimento mútuo, pessoal e profissional. Através da minha participação em Empresa Júnior foi que conheci o CHOICE, um movimento de jovens universitários que se engajam em disseminar por todo o país o modelo de Negócios Sociais. Assim, continuo impactando os mais variados setores sociais através deste trabalho”.
A presidente da Federação PB Júnior, Geisa Fabiane, discorreu sobre como é importante fazer parte do Movimento Empresa Júnior  por agregar muito conhecimento para o desenvolvimento profissional. Para ela é possível desenvolver habilidades práticas e estratégicas na hora de solucionar problemas, desenvolver a cultura empreendedora e, além disso, criar uma vasta rede de contatos dentro do movimento. Geisa ainda acrescentou: “você tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas que vão lhe auxiliar num futuro próximo e também conhecer várias práticas distintas utilizadas nas organizações”.
Durante o evento, uma das abordagens estava na questão de que o empresário júnior tem que ter perfil empreendedor para solucionar os problemas que eventualmente ocorram e que também é necessário ter uma postura profissional, para mostrar ao mercado que ele está apto a prestar aquele tipo de serviço. As principais atribuições para um empresário júnior, é ser pro ativo, empreendedor e ter profissionalismo.
A presidente da Federação PB Júnior ainda relatou sobre como é difícil falar do movimento pra quem não faz parte do mesmo, de como as pessoas geralmente não acreditam na oportunidade que o MEJ oferece. “Eu também duvidava, mas depois que eu entrei até hoje não me arrependi, ganhei várias oportunidades em termos profissionais na empresa júnior e dentro e fora do MEJ. Valorizou muito meu currículo, eu cheguei a receber três propostas de emprego em uma semana. Então, é uma valorização grande que dá ao currículo devido essa experiência que você adquire. Vale a pena fazer o teste. Não tem como se arrepender”.
            O evento foi encerrado com os ganhadores do desafio CHOICE, este ano, a equipe Lilás levou os brindes pra casa, que foram camisas das células empreendedoras e PB júnior, pen drive e inscrição para o curso de células empreendedoras que será realizado no dia 3 de Julho, em João Pessoa. A presidente do NAPPES da UEPB, Allice Montenegro Lima, também fez parte da equipe Lilás, que abordou sobre o tema: "serviços urbanos" e apresentou uma proposta muito criativa e inovadora. O grupo criou uma empresa chamada ECOTRON, que tinha como objetivo coletar o lixo orgânico, eletrônico e de pneus, com o intuito de reciclar para virar adubo, fios de cobre e pó de borracha, dessa forma as empresas que utilizem essas matérias-primas realizem a compra. A empresa também fez um convênio com os artesãos, afim de que os demais materiais sejam transformados em artes plásticas.