Seja um empresário de sucesso

Escrito por Glêbson Rodrigues e Shirley Carvalho

Seja um empresário de sucesso
Você é um empreendedor? Você sabe o que é empreendedorismo?

No ano de 1950, o economista Joseph Schumpeter usou a palavra empreendedorismo para caracterizar uma pessoa criativa e que faz sucesso com inovações. O empreendedorismo está voltado para o desenvolvimento na criação de um projeto seja ele técnico, científico ou empresarial, que é indispensável para o crescimento de um país, tanto no valor econômico quanto na melhoria de vida da população, gerando emprego e renda.
É essencial que um empreendedor não construa sua empresa pensando apenas nos lucros que ela possa gerar, mas sim, na sua realização profissional, possibilitando que seu trabalho seja bem mais satisfatório, utilizando das atividades que não deram certo, como aprendizado e experiência.
A criatividade, responsabilidade, inovações e persistência, são algumas das características de um grande empreendedor, e foi desse modo que o empresário Gilson Dantas conseguiu sucesso em sua empresa. Ele se descobriu empreendedor quando começou a trabalhar aos 18 anos em uma loja de autopeças, onde aprendeu um pouco sobre o que vive hoje em seu dia-a-dia. Aos 33 anos já estava pensando em investir no seu próprio negócio, quando foi demitido da empresa em que trabalhava. Com 15 anos de experiência que adquiriu nas empresas anteriores, montou sua própria loja de autopeças se tornando um dos maiores empreendedores da Paraíba.
A organização e o planejamento são pontos indispensáveis para o progresso de um empreendimento, assim como a propaganda. Tendo grande reconhecimento no mercado, Gilson e seu sócio Delano investem em bonés, agendas personalizadas, entre outros brindes que são distribuídos entre os clientes, além das mídias como rádio e revistas. Desse modo, em menos de seis anos de loja e uma boa clientela, já tinham conseguido expandir os negócios abrindo uma distribuidora de peças.
Hoje, com 12 anos de loja, Gilson sente-se satisfeito com o que conseguiu construir, “No início houveram muitas dificuldades, mas com a experiência que já tinha, não desanimei. E por não ter desanimado, hoje minha empresa está entre as 80 maiores empreendedoras há 2 anos consecutivos”.
Os empreendedores iniciantes também estão com muita força no mercado, e segundo uma pesquisa feita em 2012 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, com aproximadamente 11.500 pessoas revelou que o número de empreendedores individuais cresceu 84% no Brasil. As mulheres vêm conseguindo destaques nesse ramo empreendedor, já são 46% dos empreendedores individuais atuando nas mais diversificadas áreas. As áreas de serviços de estética e beleza são as que mais cresceram nos últimos anos.
Outros pontos importantes que deve possuir um bom empreendedor é ter interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio, sem deixar de lado a persistência, que é de grande importância para não desistir de seus negócios nas primeiras dificuldades.
Como relatou o grande Roberto Rabello: "Transformar ideias em projetos e estes em ações é para pessoas empreendedoras. Se não o fizer, alguém o fará e você passará a ser um mero expectador do sucesso".