Conhecer outro idioma: um impulso na carreira e na vida


Escrito por Anne Caroline e Shirley Carvalho

Conhecer outro idioma: um impulso na carreira e na vida
A importância da língua estrangeira no mercado de trabalho

A língua estrangeira está cada dia mais indispensável na vida das pessoas que querem melhores oportunidades, empregos e até mesmo ampliar sua visão mundial. O inglês é a língua fundamental para ter uma boa comunicação com o mundo inteiro e essa influência tem uma importância enorme na nossa cultura.
O mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais exigente em relação aos conhecimentos que os profissionais devem ter. O fato de dominar uma língua estrangeira, é um diferencial importante em seu currículo para obter sucesso no processo de seleção, conseguir uma vaga com mais facilidade que os demais participantes, elevar seu cargo e principalmente seu salário. As empresas estão cada vez mais exigentes, as qualificações hoje exigidas são: graduação, pós-graduação, MBA, vivência no exterior, e consequentemente, uma segunda, terceira, quarta língua, dependendo da função para a qual pretende exercer.
Estamos cercados de nomes em outros idiomas, sejam eles em uma lanchonete, nas prateleiras dos supermercados e principalmente ao entrar na internet. O Brasil sempre foi um país de muita aceitabilidade, e isso está muito visível nos dias de hoje, existindo vários eventos de grande porte que trazem para o nosso país artistas internacionais. Assim como, a próxima copa das confederações, que vai gerar vários empregos para pessoas que tenham conhecimento em diversos idiomas, principalmente, o inglês. Vamos receber pessoas de diversos países, por isso, garçons, taxistas, vendedores, empresários, todos precisam se adaptar a esta realidade. Quando iniciamos um curso superior, a importância de saber outro idioma fica mais acentuada e é preciso, muitas vezes, recorrer a dicionários ou tradutores na internet.
É boa a intenção dos pais que querem que seus filhos tenham oportunidades, que eles mesmos não conseguiram ter. Por outro lado, freqüentemente, o aluno perde o estímulo e acaba abandonando o curso, ou começando e parando diversas vezes sem concluí-lo, por diversos motivos. Portanto, ao iniciar o curso, você deve olhar como algo bom e de grande aprendizado, essa é uma dica de Natacha Rodrigues, graduanda em Comunicação Social, que estudou durante 8 anos a língua inglesa. “No começo eu não gostava muito, mas com o passar do tempo, vi o quanto foi importante para minha vida, meus pais me colocaram no curso de inglês ainda criança e foi a melhor coisa que fizeram”.
Sofia Vitória, estuda inglês há dois anos e contou para o NAPPES Consultoria sobre alguns métodos e boas práticas que podem auxiliar o aprendizado, “Podemos ouvir músicas, acompanhar com a letra, ler a tradução, assistir alguns filmes e seriados também é uma ótima opção.  São coisas prazerosas que ajudam a melhorar o ouvido e a pronúncia”.
            O fato é que, o mundo não é estático e precisamos nos aperfeiçoar a cada dia, de acordo a globalização, para não ficarmos ultrapassados. A vida profissional exige muito disso no seu dia a dia. Dedicação e comprometimento são a chave de tudo. Desse modo, devemos sempre ampliar nossos conhecimentos para termos novas oportunidades.

DICA:
“Geralmente nos currículos deve conter um espaço destinado para informar se você domina outro idioma, porém inúmeras pessoas colocam esta qualificação, sem a possuir, na prática podemos observar que existe uma grande deficiência. Portanto, só coloque se você realmente tiver conhecimento, pois ao invés de aumentar suas chances ao concorrer a vaga, pode te eliminar. No dia a dia, somos muito mais exigidos no que diz respeito a leitura de manuais, emails, orientações, correspondência de empresas e pessoas do exterior ou até mesmo estrangeiros que vem ao seu país para intercâmbio. Então, você realmente domina o idioma que indicou no seu currículo? Se não, evite colocar qualquer informação e busque aperfeiçoar seus conhecimentos”.

Gráficos:
Línguas mais faladas no Twitter (2011) - R7.com

Línguas mais faladas no Facebook (2010 - 2012)