Chegou a vez do Nordeste

Por Anne Caroline

Chegou a vez do Nordeste


   
       De 31 de outubro a 03 de novembro 2013 a cidade de Recife sediará o ENEEJ 2013, o quarto Encontro Nordestino de Empresas Juniores. Vários encontros similares acontecem ao longo do ano, mas este tem um significado especial.
      Para quem não sabe, EJs (Empresa Júnior) são empresas constituídas e geridas exclusivamente por alunos de graduação de instituições de ensino superior, para que sejam mais facilmente incluídos no mercado de trabalho - como empregados ou empreendedores – devido à intensa e transformadora vivência empresarial a que são submetidos. A empresa não gera lucro nem fornece salário para seus integrantes, remunerando em aprendizado e treinamento, além de realizar o reembolso de gastos efetuados pelos membros na realização das atividades da EJ. Esse modelo permite que os projetos sejam realizados quase sempre a um custo menor, promovendo a inclusão de empresas e empreendedores que teriam menos acesso a determinados serviços.
    Os grandes eventos são uma forma – ou pelo menos “indicador” - de inclusão. Quando um país é escolhido para sediar uma Copa ou as Olimpíadas, por exemplo, é um sinal de que está se tornando um protagonista na economia mundial. Da mesma forma, mas em menor grau, quando um local é escolhido para sediar um encontro de empresas juniores, é sinal de que estamos falando de um lugar bom para os negócios.
    E não é novidade que o Nordeste está se tornando um dos protagonistas da economia brasileira. Tanto que o ENEEJ 2013 foi aprovado por unanimidade por todas as federações de EJs do nordeste, tendo sua organização liderada pelas federações pernambucana e paraibana. Mais de 50 pessoas de cinco estados estão envolvidas direta ou indiretamente na organização, e empresários juniores de toda a região e do país estão empolgados com a proposta do evento, de ser Nordestino com N maiúsculo.
    Com o tema “Nossa Terra, Nossa Luta, Nosso Futuro”, o evento promete inovar no formato da programação, explorando as possibilidades da metodologia Open Space em conjunto com os conceitos de Investigação Apreciativa e Art of Hosting, e atualmente já reúne palestrantes como Douglas Nunes (Grupo Maxim's e O Boticário), Diego Nunes (Tim Brasil) e Adriana Bastos (Consultora empresarial), entre outros.
    Mais do que um encontro, será um momento de transformação e inspiração para construir um Nordeste e um Brasil melhor. Para mais informações, acesse: www.eneej2013.com.br