São João de Campina movimenta a economia de todo o estado

Escrito por Glêbson Rodrigues e Shirley Carvalho

 Na cidade de Campina Grande, nem precisa chegar o mês de junho para começar os preparativos da festa de São João. Conhecida como a cidade onde acontece o “Maior São João do Mundo”, toda a população se dedica com bastante empenho para ter uma festa que ninguém coloque defeito.
Em 2013, se completa o trigésimo ano do evento onde é montada uma mega estrutura no Parque do Povo, que ocorre durante 30 dias, entre os meses de junho e julho. Este ano, o São João de Campina Grande gerou mais de 10 mil empregos diretos e indiretos construindo uma grande festa que atrai os olhares de todo o país, movimentando o comércio da cidade e até mesmo do estado, tendo em vista que 95% da rede hoteleira já está ocupada pelos turistas, a cidade de João Pessoa também está recebendo pessoas para o São João de Campina Grande.
Nesta  época do ano, a cidade se movimenta em prol da festa, aproveitando para ornamentar suas casas entrando no clima de São João. O Parque do povo conta com cerca de 200 barracas, entre elas quiosques e  pavilhões, para atender a expectativa dos visitantes, que está previsto uma média de 2 milhões de pessoas.
Com toda essa visitação a cidade de Campina Grande, as cidades vizinhas também acabam ganhando com isso, como no caso do Distrito de Galante. Em conversa com o Sr. Severino da Silva, que há 5 anos possui uma barraca no local, recebe vários turistas durante o mês de junho, conhecida pelo tão famoso trem do forró, que leva grande movimento econômico para a cidade. O Sr. Severino fala que dá para garantir uma boa renda extra durante o mês. Segundo ele é diferente do São João de Campina, pois em Galante os turistas encontram uma festa mais do interior, com pamonha, canjica, milho cozinhado e muito mais,  “preservando o que é o nosso maior patrimônio, nossa cultura”.