Redes sociais: Divulgadoras e impulsionadoras de marcas
Escrito por Glêbson Rodrigues e Shirley Carvalho
As marcas brasileiras a cada dia buscam
mais meios de divulgar e alcançar mais público para crescimento de suas
empresas. Propagandas em TV e Rádio continuam eficazes, porém, já não são os
únicos meios de fazer sucesso com o consumidor.
Com o impulso que a internet deu às marcas e
empresas em geral, os investimentos de divulgação agora são via web, atingindo
um público bem maior que antes e também de forma mais prática e eficaz. O uso
dos smarthphones para ter acesso à informação instantânea, também foi um grande
passo para isso acontecer. Por mais que o consumidor não tenha interesse,
ao menos já ouviu falar no produto.
As páginas no Facebook e também várias
outras redes sociais como Twitter e Instagram, são grandes impulsionadoras no
mercado. Consideradas como aliadas, as redes dão mais praticidade para as
empresas, fazendo com que elas possam divulgar com mais rapidez.
Segundo Júlio César, gerenciador de
mídias socias da Soul Colchões, as redes sociais o ajudam na divulgação da
marca do produto “É mais rápido o acesso das pessoas às informações da loja, e
bem mais prático pra também atualizar essas informações” afirmou ele. Quanto
mais a pagina social tiver engajamento com seu público alvo, mais retorno
positivo terá. Promoções, jogos, aplicativos e até mesmo a participação de
famosos se relacionando com a página, impulsiona a marca em meio aos
internautas.
O fato de sempre manter a página
atualizada, rende muito mais acessos e conhecimento de novos membros às redes
da empresa, “É importante atualizar bastante, o ciclo de pessoas se torna maior
devivo as curtidas e compartilhamentos das pessoas mais próximas que acabam atraindo
outras nem tão próximas assim”, diz Júlio.
A famosa Hashtag é a forma mais prática
de observar o público em diferentes aspectos, com ela pode-se observar quantas
pessoas e o quê estão falando sobre o determinado assunto.. A Hashtag ou até
mesmo chamado de “jogo da velha” era apenas utilizado na rede midiática
Twitter, mas recentemente o Facebook também o aderiu.
Considerando esses novos conceitos de
marketing e relação de público e empresa, foram as mídias sociais que deram ao
público o poder de participar mais ativamente, aproximando ambos em vários
fatores, e preservando a transparência e o respeito.