Clima organizacional: motivações e reconhecimento para o sucesso de uma empresa

Por Eloyna Alves e Shirley Carvalho

Clima organizacional: motivações e reconhecimento para o sucesso de uma empresa
Para garantir o sucesso da empresa, os grandes empresários estão investindo em pesquisas organizacionais para avaliarem a interação no ambiente de trabalho e melhorar a produtividade dos funcionários. 

A maioria dos grandes empresários se preocupam com o desenvolvimento lucrativo da sua empresa e em como aumentar cada vez mais essa meta, e  para isso estão investindo em “Clima Organizacional”, uma nova ferramenta de verificar avanços e desafios existentes no ambiente de trabalho, para poder elaborar técnicas e ações que proporcionem uma melhor relação entre os funcionários e a empresa para qual prestam os seus serviços.
Em um ambiente de trabalho onde não há uma boa interação entre os seus membros, não poderá ir muito longe, e é por isso que esse método de avaliação motiva os funcionários a estarem em sintonia, aumentando a sua produtividade,  a qualidade nos serviços prestados pela empresa e consequentemente, a sua lucratividade.
Foi pensando nisso que a Empresa Júnior da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), NAPPES Consultoria Júnior  (Núcleo de Assistência em Projetos e Pesquisas Empresariais e Sociais) realizou no mês de setembro uma pesquisa em Clima Organizacional, onde segundo o diretor de Gestão de Pessoas, Fábio Guimarães, graduando em Administração pela mesma Universidade, constatou que o Nappes é um ótimo lugar para se trabalhar, tendo em vista que 53% dos membros concordam que há oportunidade de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa e estão incentivando outras pessoas a ingressarem nela.
Ainda sobre o clima organizacional, Fábio afirma que os membros da empresa têm um bom relacionamento e sentem-se como uma família, havendo satisfação também pelo reconhecimento das atividades desempenhadas por eles, desenvolvimento o clima organizacional do ambiente, "Isso nos mostra o quanto é eficaz e eficiente a prática de pesquisas organizacionais periódicas dentro da organização, pois permite identificar práticas que precisam ser vistas/revistas e trabalhadas para que assim a organização possa continuar crescendo e fortalecendo sua marca dentro do ambiente organizacional no qual ela se insere”.
  Os empresários optam por essa pesquisa para que o ambiente em que os seus funcionários convivem seja agradável, fazendo com que eles se sintam à vontade para trabalhar e interagir melhor com seus colegas. É ele que mostra a identidade da empresa e como as pessoas a vêem, onde de acordo com as análises resultadas desse estudo, mostrarão se é ou não um bom lugar para se trabalhar.
O investimento no clima da empresa, pode fazer com que ela cresça bastante, melhorando o trabalho e a produção dos funcionários que precisam dessa motivação para se sentirem incentivados a evoluir dentro dela, estimulando pessoas à conhecerem o trabalho feito por elas e permitindo também com que se instigue o desejo de participar dessas ‘grandes famílias’ que são constituídas quando se tem um bom clima organizacional.